Um homem de 51 anos foi preso suspeito de abandonar a mãe de 75 anos amarrada em uma cama sem comida e atendimento médico adequado em Goiânia. A idosa foi encontrada em estado gravíssimo após a Polícia Civil receber uma denúncia anônima.
O resgate aconteceu na quarta-feira (9) após a denúncia de que a vítima estava há mais de dois meses sem alimentação adequada e tratamento médico especializado. Ao chegarem no endereço informado, a polícia descobriu que a família havia se mudado sem informar o novo endereço, o que dificultou a localização da idosa.
No entanto, após uma busca no sistema de transporte ambulatorial, a equipe da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso conseguiu encontrar a nova residência, mas só entraram na casa após uma vizinha pular a janela e liberar o acesso, já que ninguém a porta.
Em um dos quartos que estava trancado e não tinha ventilação, os policiais encontraram a idosa sozinha, amarrada à cama, sem roupas, desidratada, com fralda suja e colchão encharcado de urina. Um vídeo gravado pelo Corpo de Bombeiros mostra a idosa balbuciando que estava com sede enquanto recebia atendimento.
Segundo o delegado do caso, Alexandre Bruno Barros, um relatório médico do serviço social do Hospital Célia Câmara informava que a idosa já havia sido hospitalizada com desnutrição, infecção devido a higiene precária por mais de um ano sem receber a visita do filho. Depois da alta hospitalar, em junho de 2023, o filho não foi buscá-la e não compareceu à unidade para receber orientações nos cuidados paliativos em casa.
“Uma cena bastante desumana que choca até nós que já temos uma certa experiência de investigação em homicídios e casos criminais relacionados ao crime organizado”, destacou o delegado.
O suspeito vai responder pelo crime de maus tratos e abandono de incapaz por lesão grave. A idosa recebeu atendimento médico e segue internada em estado gravíssimo no hospital.