Um adolescente foi apreendido em Goiás suspeito de participar de um grupo que incentivava crimes de ódio na internet, segundo a Polícia Civil. Na casa dele, em Goiânia, os agentes encontraram uma arma de brinquedo, uma máscara do personagem Ghostface do filme “Pânico” e duas luvas com estampa de esqueleto .
Os objetos foram encontrados após os policiais da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC) cumprirem um mandado de internação provisória e de busca e apreensão no local, na terça-feira (15).
A Operação Adolescência Segura foi deflagrada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC-RJ), com apoio do CyberLab da Secretaria Nacional de Segurança, e realizou ações para combater crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes em Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
No total, dois homens foram presos e sete adolescentes foram apreendidos. Além disso, 20 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. De acordo com a polícia, o alvo da operação é um dos maiores grupos que atuam em plataformas digitais para atrair jovens com “práticas ilícitas e de risco, incluindo a indução à autolesão”.
Além dos crimes de ódio, a organização é suspeita de praticar outros crimes na internet, como:
- Tentativa de homicídio
- Induzimento e instigação ao suicídio
- Armazenamento e divulgação de pornografia infantil
- Maus-tratos a animais
- Apologia ao nazismo
O g1 entrou em contato com a Polícia Civil de Goiás na manhã desta quarta-feira (16) para saber qual a participação do adolescente apreendido em Goiânia, mas, por enquanto, o delegado responsável pelo caso não irá comentar sobre o assunto.